sexta-feira, 19 de agosto de 2011

formulários no Joomla...

Formulários são recursos sempre bastante utilizados no Joomla. Eles são implementados em componentes adicionais ao sistema básico! Procuraremos comentar as nossas avaliações quanto às funcionalidade, customização, facilidade de uso, etc.

Vou procurar documentar aqui as experiencias com alguns deles. RSForm, Mad4Joomla, ChronoForms, CkForm,

RSForm!
Requer registro para download e uso! O que se pode fazer com a sua versão gratuita? O que se ganha pagando a assinatura? Já usamos este recurso no passado, mas ele apresenta uma mensagem nos formulários quando usado em sua forma gratuita. Procurando no site não encontrei uma forma gratuita desta extensão.
O site promete ter tudo compatível com a versão 1.7 do Joomla. Cabe conferir.

Aqui vamos nós. Uma visita ao site do fornecedor e a grata surpresa de poder praticar o meu alemão. As notícias sobre o produto são de Abril de 2009. Uma faca de dois legumes: É tão bom que não precisou de atualização deste então.... ou estamos trabalhando sobre uma base muito antiga. A edição mais recente da extensão parece ser a 1.2 (hf) de março de 2011. Vamos trabalhar com esta.

Os problemas na instalação parecem estar relacionados com o estado geral desta instalação do Joomla. Vamos fazer uma nova, do zero para validar com ela.

Na instalação, apresentou a mensagem
If you need a version wihtout Copyrightlink please get Mooj Proforms
Será que este formulário também apresentar a mensagem em suas versões gratuitas?

Ao tentar instalar em um ambiente Joomla na versão 1.6 obtive a mensagem :

Fatal error: Call to undefined method JLanguage::getBackwardLang() in ./administrator/components/com_mad4joomla/includes/evolution.php on line 14
Como o produto especifica 1.5, parece mais justo que eu tente em uma instalação com o Joomla 1.5. Sucesso, a instalação da Extensão transcorreu sem maiores problemas. Vamos ao processo de configuração e criação de um primeiro formulário.

Lendo as informações sobre o produto, somos orientados para usar o Proforms da Mooj , mas podemos ver que as funcionalidades na sua versão básica (gratuita) ficam bem restritas. De qualquer forma, desinstalamos os versões do Mad4Joomla para instalar esta versão. Instalação sem maiores problemas. Deixarei para testar as funcionalidades deste recurso para mais tarde pois devemos considerar que o interesse deles é vender a versão paga.

Vamos tentar com este na versão 1.5 do Joomla. Ele ainda não cita a versão 1.7 mas parece ter uma versão especifica para a versão 1.6 em seu site.
Instalação sem maiores problemas.

Parece que este produto trabalha com algum tipo de registro ou subscrição. Na hora da validação, ele está pedindo :

Please add your key code to the parameters box in the forms management area first!
Funciona com uma estrutura de assinatura, por dominio usando o formulário, para retirar a mensagem do fabricante do produto. Quanto esta mensagem incomoda?

Deixarei as implementações de formulários neste produto para mais tarde, me afastando desde cedo de custos adicionais.

Os primeiros testes com a implementação de um primeiro formulário funcionou bem. Observei que, se conseguirmos desaprender o que vimos com outros produtos, o aprendizado deste pode ser facilitado. Realmente, cada um é cada um! Assim, devemos procurar as características de cada produto, evitando as comparações com outros.

Apesar das tentativas, não estamos conseguindo fazer com que a mensagem relativa ao formulário seja enviada, nem tampouco os dados do formulário estão sendo guardados no banco de dados. O que será que está faltando configurar. Importante verificar.

  1. as configurações de email neste servidor estão funcionando corretamente? Tente configurar o client do seu email para receber (pop) e enviar (smtp) as mensagens desta conta. procure atentar para as configurações para usá-las depois aqui no Chronos.
  2. procure verificar o funcionamento do sistema de email quando acionado pelo seu recurso de script PHP. Se possivel, use um pequeno código PHP para enviar mensagens para avaliar se as configurações estão corretas.
  3. procure verificar se a sua instalação do Joomla tem os recursos de envio de mensagem corretamente configurados. Em Configurações Gerais. Coisas simples, como o uso de email do sistema para remetente das suas mensagens pode ajudar.
  4. As configurações para o envio de email do Chronos também precisa ser verificada. Existem alguns parametros que precisam estar corretamente especificados.
de qualquer forma, isso deve valer para qualquer caso de dificuldade com envio de emails.

A instalação transcorreu normalmente, mas no painel de controle do Component, temos a mensagem
Your Chronoforms install at extra.olharanimal.net is NOT Validated, No limited features but for a small fee you get link free forms and help us continue the development and support
em vermelho.


O site do produto tem alguns tutoriais que podem facilitar a curva de aprendizado.

O site ainda não sita nada sobre as versões 1.6 ou 1.7 do Joomla. Esta Extensão vem com as diversas partes (núcleo, plugin, data, modulo, tradução) separados. Pode dar um pouco mais de trabalho, mas você carrega somente o que você precisa. Isso pode ser bom.
Aqui temos uma tradução do FrontEnd para o portugues do brasil. O que pode ser de interesse.
Não encontrei neste caso, menção sobre versão paga para o produto. O que me soou bem promissor. Vou começar por este. Realmente, a formatação de um formulário é bastante simples e direta! Um tutorial e o manual podem ajudar mas com um pouco de prática tudo fica muito simples.


perForms
A última versão 2.5 me pareceu um tanto quanto antiga, mas baixado e instalado sem maiores problemas. Vamos começar a sua configuração e operação.
Estranho que o site do produto do perForms parece fora do ar.

DataBase Query
O Conceito de trabalhar sobre consultas à bancos de dados parece ser interessante no caso de formulários. Por requerer um pouco de acomodação em nossa forma de trabalho original (orientado para a aplicação do formulário) mas cabe a pesquisa. Baixado e instalado sem maiores problemas.
A página do produto no site do fabricante também está fora do ar. Porque será?

BreezingForms1.7
Preparado para Joomla 1.7 parece ser a evolução do FacileForms! Pago e caro!

Pendências.


Dúvidas.

  • Form do sistema básico. O Joomla tem um formulário de contato básico em sistema original. Quanto se pode fazer com ele? Pela quantidade de extensões ao Formulário de Contato Básico, não espero muita coisa dele.
  • JForm e o ArtForms - Por algum motivo, estas extensões foram des-publicadas!! O que pode significar isso, se você estivesse usando eles no seu site?

Referências.




3 comentários:

Unknown disse...

Muito obrigado pela dica foi de muita serventia pois estou utilizando o joomla 1.5 para um cliente que foi repassado para mim e não quer mudar a versão de seu sistema pois utiliza certas funções que somente funcionam nesta versão do joomla, vlw mesmo utilizei o ChronoForms e indico apesar de dar um pouco de trabalho para configurar seus forms e também ter a propaganda mas é muito útil e a propaganda damos um jeito de sumir com ela o que gostei nele é que tem várias ferramentas. Abraço Vlw mesmo

Edu Corrêa disse...

Testei bastante o Chronoforms 4 no Joomla 2.5, e só tive um crucial problema: apesar de instalado um campo para meus usuários fazerem upload de arquivos, estes nunca chegaram com as mensagens, mesmo o envio destas estando ok. E fizemos inúmeros e diferentes testes. Só por isto estou procurando outro formulário que me atenda plenamente.

DeiviSanzPlay disse...


Muy buen post, estaba buscando esta misma información y aquí la encontré, muchas gracias. diseño web Talavera