sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Atualização do Akeeba para 3.3.4 para 3.3.6

Tendo recebido mensagem recomendando a atualização do Akeeba para a versão 3.3.6, verifiquei que tenho mesmo instalada a versão 3.3.4!

A tentativa de atualização pelo botão de atualização do painel do Akeeba falhou com a mensagem de que o JFile não conseguiu criar o diretorio. A tentativa de atualizar pelo Gerenciador de Extensões, com as melhorias do Akeeba também falharam. Sem as melhorias do Akeeba também falharam.

A suspeita de que o arquivo .zip está com alguma dificuldade de ser aberta no servidor, me levou a desempacotar e reempacotar em meu micro. Tentativas com outros formatos tar.gz, tar, etc falharam. Tentando novamente com o formato .zip ainda sem sucesso.

Tentando a desabilitação e a desinstalação da extensão também não funcionaram. Neste caso, o processo é ruim pois perdemos o histórico de backups do site.

Em algum lugar dos forums encontrei uma indicação que eu desabilitasse o FTP no painel de Configurações Gerais da minha instalação. Isso deu resultado. Tentando a instalação, agora sem o Akeeba instalado no sistema, portanto sem as melhorias de instalação, carregando o arquivo do meu micro! Tudo parece ter funcionado normalmente.

Realmente, não entendi o porque? O FTP do sistema está bloqueando a função de instalação de extensões? Porque?

Bom... parece que o problema está mesmo na definição de quem é o proprietário dos arquivos. No caso de termos a função FTP ativa, parece que o usuário FTP fica sendo o proprietário dos arquivos e o Apache não consegue as permissões devidas para as atualizações. Assim, não é especificamente ligar ou desligar a função FTP, mas manter a consistencia nas definições. Se esta ativo, manter! Se estava inativo, manter.

Nenhum comentário: