quinta-feira, 28 de julho de 2011

massmail : falha no envio aos destinatários.

As instalações tem por padrão a funcionalidade mass mail para envio de mensagens de eMails aos grupos de usuários do site. Ao tentar usar este recurso deparamos com uma mensagem de falha de envio para os destinatários. Estas são as notas sobre a analise do problema.



Para grupos menores de eMails, tudo vai bem.
Observamos que para um grupo de eMails com menos participantes (exemplo, grupo dos administradores com dois participantes) a mensagem seguiu normalmente. isso para demostrar que as configurações estão corretas e tudo funcionando normalmente.

A lista de endereços problemáticos é parcial.
Comparando a lista de eMails exibida na mensagem de erro, com a lista de endereços no grupo, observamos que a lista com problemas não é completa. Ou seja, alguns dos endereços não tiveram problemas.

A mensagem não segue para ninguem.
A dúvida ficou por conta de saber se os endereços que não constavam da lista de emails da mensagem de erro receberam a mensagem. Conferindo com o destinatário, eles não receberam a mensagem. E conferindo com o programa de envio, podemos perceber que é feita uma verificação prévia antes do envio se os endereços respondem corretamente (endereço existe, pronta para receber, etc). Se algum dos endereços das listas (to, cc, cco) não responde adequadamente, o processo é abortado e nenhuma mensagem é enviada.

Problemas.
A mensagem (não está sendo traduzida adequadamente) de erro não é clara sobre o que está acontecendo. Em especial, sobre o não envio para nenhum dos endereços de eMail, em caso de falha em algum deles na verificação. Alternativamente, poderia ser enviada a mensagem para os endereços que estão recebendo normalmente as mensagens.

Avaliações e Alternativas.
Ajustes são necessários para garantir a tradução da mensagem de erro e tornando-a mais clara quanto à estratégia implementada. Nesta estratégia, envio da mensagem somente se todos os endereços estiverem aptos a receber, a função fica praticamente inutilizada quando o grupo de emails foi um pouco maior, pois sempre teremos alguém com problema de receber as mensagens.

Nenhum comentário: