domingo, 16 de outubro de 2011

Migração de 1.5 para 1.7

Notas sobre o trabalho de atualização dos sites Joomla da versão 1.5 para a versão 1.7. Na verdade, devemos considerar uma verdadeira migração de ambientes pois as alterações são significativas.


Backupearás.
Fundamental. Nunca é demais lembrar. Os recursos do Akeeba, mesmo em seu formato gratuito ajudam bastante neste processo. Claro que é sempre bom saber como restaurar o backup em caso de problemas. Veja o capitulo sobre a Restauração e o Video com as instruções. Que tal fazer este exercício agora??

Joomla 1.5.23
Estamos considerando 1.5.23 a versão base para a migração! Se a sua instalação ainda tem uma versão anterior, procure atualizá-la para a versão 1.5.23. Aqui o jUpdate pode ajustar automatizando a atualização.
Para a versão 1.6.x também podemos ter procedimentos diferentes.

jUpgrade
A Ferramenta jUpgrade da redComponent será usanda para a migração. Um registro simples no site é necessário para baixar a ferramenta.

•Incorrect •Install• file detected, for more information see incorrect install file on the documentation wiki.•
Por algum motivo estou recebendo esta mensagem de erro na re-instalação do jUpgrade. Deve ser algum lixo que sobrou de instalações anteriores.

Mootools Upgrade
Procure atualizar e ativar este plugin baixando a versão mais recente. Não se esqueça de habilitá-lo. Uma instrução estranha, mas que pode fazer sentido. Mova este plugin na lista de plugins para o ponto mais alto que você puder, para que ele não seja superado por algum outro plugin conflitante.

Debug Settings
No painel de controle do site, na aba System, marque para termos todas as notificações de erros, com debug mode = yes.

Credencias de FTP
Informe corretamente as credencias de FTP no painel de controle do site.

Chorme ou Chromium
O site do jUpgrade cita especificamente o bom funcionamento no Chrome, mas nada fala sobre o Chromium. Parece que não funciona bem... Ele tem o comportamento diferente, tentando iniciar antes do tempo os processos secundarios de atualização.

Parameters
No botão Parameters do jUpgrade ajustes os parâmetros de migração convenientemente. Observe que temos aqui também a opção de Debug mode que deve ser configurado para Yes para obtermos mais informações em caso de problemas.

jUpGrade Checking 407 - site is unwritable.
Parece que tentativas anteriores estão interferindo com a atualização! Como arquivo já existe, o script não consegue criar o arquivo novamente e para. Definir a opção de não checar nos parametros como Yes, eliminar os arquivos temporários anteriormente baixados.



Referências

  • jUpGrade FAQ - este post tem dicas adicionais sobre o uso do jUpGrade que são uteis!


Nenhum comentário: