domingo, 30 de outubro de 2011

Upgrade 1.6.0 para 1.7.2....

Negligenciei um pouco as minhas anotações sobre este processo de migração.

O site Antonio Lisboa foi construído em Joomla 1.6.0 hospedado gratuitamente no AwardSpace. Acredito que por restrições na hospedagem, temos dificuldades em rodar os scripts de atualização do ambiente.

Um backup (arquivos via FTP e tabelas via phpMyAdmin) foram levados para o HelioHost! Atualizados para a versão 1.7.2 com o pacotes  Joomla_1.6.x_to_1.7.0_Package.zip e Joomla_1.7.0_to_1.7.2-Stable-Patch_Package.zip!


Atualmente, preparando o retorno para o AwardSpace já na versão 1.7.2!


Retornamos o site para o AwardSpace, usando o backup e restore do Akeeba. Observamos que o site funciona bem no AwardSpace, um pequeno problema de página não encontrada (404) foi atribuido à configuração de Debug do site. Nesta condição, algo acontece e a página de erro do AwardSpace é acionada. Desligando-se este recurso, o ambiente funciona normalmente. Como não tinhamos acesso ao painel de controle do administrador, tivemos que desligar a configuração de debug diretamente no arquivo configuration.php. Cabe ainda verificar com cuidado as configurações de servidor nestes dois ambientes. Existem diferenças? Quais? No que isso afeta o nosso site?


As tentativas de atulizar o site EE Prof. Antonio Lisboa não tiveram sucesso, caindo na página de erro por endereço no encontrado do AwardSpace. Isso é um tanto vago e não dá para ser investigado. Vamos atualizar a cópia no HelioHost. O atualizador do site não encontrou a versão mais recente (1.7.3), a tentativa de atualizar de 1.7.2 para 1.7.3 usando o arquivo baixado do site, não funcinou enquanto não desliguei o atualizador do Akeeba. Por algum motivo, não estou conseguindo fazer o backup com a versão atualizada do Akeeba, mas isso pode ser por problemas de espaço neste provedor. Vamos fazer a transferencia via FTP e phpMyAdmin.




Neste caso, não temos templates ou extensões de terceiros que precisassem de atualização para a versão 1.7.2. Ainda veremos estes casos.


Restam questionamentos sobre o script jUpGrade que não foi utilizado neste caso. Vamos trabalhar usando este script sobre os site que estão na versão 1.5.23 e 1.5.24!



Nenhum comentário: