segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

instalando Joomla 2.5.1 - The Planet

Uma primeira instalação com o pacote básico do Joomla 2.5.1 em uma hospedagem The Planet. Porque? Porque queremos ver o que há de novo por aqui! Porque vamos acompanhar passo a passo esta instalação! Porque queremos migrar o site ainda na versão 1.5.25 para esta nova versão. Porque as atualizações da versão 2.5.0 estão apresentando problemas e queremos entender o que está acontecendo.

Yoo Theme Demo Package

Realmente os temas da YooTheme são fantásticos. Alem de muito bonitos, são bem estruturados para um uso bastante confortável para quem visita o site, são bastante completos em suas opções para quem precisa  configurar, e bem programado em seu recursos internos.

Um recurso bem interessante é o Demo Package. Para cada tema, um conjunto de dados e configurações garante uma primeira aprecisada no visual e nos recursos disponíveis. Vem em conjunto (zip) separado do tema propriamente dito com um conjunto de instruções específicos para instalação, apesar de utilizar das mesmas estruturas de instalação do Joomla.

Desempacotado (unZip), e carregado por FTP ao site, o Demo Package substitui alguns arquivos do Joomla através de uma estrutura de instalação (reinstalação)! Bom... cabe as recomendações de backup de sempre...

No caso da versão 2.5 para o template Cloud com o demo package, o processo de instalação termina anunciando o sucesso porem nada parece estar instalado. Importando o arquivo sample_data.sqlque vem junto com o demo package com o phpMyAdmin, consegui ativar o template, com os dados exemplo. Tentei isso porque o processo de instalação do Demo Package não solicitou a instalação dos dados durante o seu processo, indo para o final muito rapidamente.

Com este procedimento (marreta), parece que algumas coisas ficaram corrompidas no site. O procedimento de instalação de novos templates deixou o banco de dados sem integridade requerendo a sincronização, o Akeeba backup que já estava instalado parece ter sumido dos paineis de menu, apesar de constar entre os recursos instalados.


sábado, 11 de fevereiro de 2012

2.5.0 para 2.5.1

Bom.... no inferno, abrace o diabo! Lá vamos nós novamente!

A forma padrão de atualização na versão 2.5.x está integrada ao Gerenciador de Extensões: Install ou aqui. Ao tentar a instalação obtemos:

The PHP allow_url_fopen setting is disabled. This setting must be enabled for the updater to work.
O que é bem justo pois a opção allow_url_fopen realmente está desabilitada por razões de segurança.

Alternativamente, baixei o pacote Joomla_2.5.0_to_2.5.1-Stable-Patch_Package.zip ! Quanto tento instalar com carregando diretamente o arquivo, obtenho:

Unable to find install package


Ainda sem solução.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Joomla 2.5.1

Lá vamos nós novamente. Anunciado o 2.5.1! O que fazer com os esforços em andamento com 1.7 e 2.5?

Akeeba backup - Restore

É como se diz.... a prova do pudim se dá ao saboreá-lo!!! No caso do backup, a prova se dá mesmo no restore. Com o Akeeba aqui vão as minhas notas sobre o restore:

Programas de Apoio


KickStart


Akeeba eXtract Wizard
No meu ambiente Linux Ubuntu 11.10 64 bits, o extract 3.3 (stable)  não funcionou. Simplesmente termina sem dar maiores sinais de vida quando executado. Mais um mistério a ser estudado oportunamente.
Usando o Extract 3.2 (Stable)! Realmente, manter os mesmos nomes tanto para os arquivos zipados quanto executáveis não me parece boa prática.
Executado, o Extract pede os arquivos de backup (JPA) e o diretorio para onde devem ser extraídos os dados backupeados. Note que o diretório extraído ainda é uma forma de backup, somente descompactado!


Akeeba SiteDiff
Tentando medir as alterações entre versões de backups de um mesmo site.










Tamanho do Arquivo de Backup
Os backups tendem a ficar bem grande, mesmo compactados para JPA ou Zip.

Um problema que eu tive foi o tamanho máximo de arquivo para Upload. Ao carregar o arquivo JPA para o servidor esbarrei neste limite. Duas soluções: Usar o arquivo zip particionado ou expandir o arquivo e enviar os subdiretorios.


Backup antes do Restore
Isso parece estar virando uma paranoia, mas realmente tive problemas ao tentar restaurar um backup Akeeba sobre um servidor que já continha um outro site Joomla. Acho que exagerei pois estava usando a mesma base de dados para conter a  tabelas, com outro prefixo! Alem disso, o site a ser preservado, por algum motivo usava o prefixo bak_??? Melhor fazer um bom backup antes de tentar a restauração.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

./administrator/index.php?option=com_akeeba&view=backup

Ao tentar fazer backup com o Akeeba, sou redirecionado para a página de erro do provedor e nada é feito.

O script de configuração (Configuration Wizard) parece concluir normalmente sem detectar problemas.

Estou seguindo os 7 passos de determinação de problemas básicos,  orientações para tratamento de problemas.  e configurações do lado cliente. Conferi os requisitos de ambiente e realmente parece atender as necessidades do Akeeba.

Em Akeeba Backup:: Control Panel, View Log, Backend, encontrei referencias à mensagem :


Stored Akeeba Factory (backend) not found - hard reset  
O que será que isso significa? É problema? Parece que depois de instalar e configurar, o processo de backup, propriamente dito, pode sofrer com diversas barreiras.

O Lado Cliente
Os recursos do seu desktop podem estar interferindo no processo de backup. Veja uma lista de itens a serem verificados se o seu backup não estiver funcionando. Os problemas vão desde "proteção" do seu anti-virus e firewall, até a configuração de javascript do seu navegador. Alem, de interferências de alguns plugins instalados no site.
Uma primeira alternativa é usar um outro desktop, possivelmente com outro sistema operacional e navegador para ver se funciona.
Outra possibilidade é ativar o Plugin Akeeba Backup Lazy Schedule! Note que neste formato ele não utiliza os recursos do lado cliente rodando somente no servidor. O resultado estará disponível em Administrar Arquivos de Backup.
Bom.... realmente é bem difícil de identificar a corrigir os problemas ocasionados pelas incompatibilidades com a interface do lado Cliente. Ficaria muito feliz em obter mensagens mais esclarecedoras do sistema nestes casos.

O Lado Servidor
Os problemas do lado servidor  também não são poucos. Veja uma lista de itens a serem verificados. Uma primeira fonte de problemas está na autoridade com que o script de backup está rodando. Se ele não tiver os privilégios suficiente para copiar os arquivos e tabelas, o processo terminará com problemas.
Para rodar, o script requer memória de PHP. 32MB é o mínimo requerido e muitos servidores ainda estão com este valor, poucos tem mais do que isso e alguns ainda tem menos que 32MB.
Pensando em backup, temos que admitir a disponibilidade de espaço em disco para a cópia dos dados. Neste caso, isso parece natural, mas deve ser checado pois o arquivo de backup, mesmo comprimido, é bem grande para os padrões de arquivos em servidores.
O Configuration Wizard é realmente uma grande ajuda, mas, se estiver encontrado dificuldades, considere fazer ajustes à configuração proposta! Alguns itens como velocidade do servidor pode pedir ajustes nos time-outs do processamento. Até mesmo padrão do formato do arquivo (JPA) pode ser mudado para ZIP se a hospedagem tiver alguma dificuldade em gerar arquivos JPA.
Neste recurso tão critico como o backup, realmente seria de grande ajuda mensagens mais esclarecedoras nos logs!