sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Akeeba backup - Restore

É como se diz.... a prova do pudim se dá ao saboreá-lo!!! No caso do backup, a prova se dá mesmo no restore. Com o Akeeba aqui vão as minhas notas sobre o restore:

Programas de Apoio


KickStart


Akeeba eXtract Wizard
No meu ambiente Linux Ubuntu 11.10 64 bits, o extract 3.3 (stable)  não funcionou. Simplesmente termina sem dar maiores sinais de vida quando executado. Mais um mistério a ser estudado oportunamente.
Usando o Extract 3.2 (Stable)! Realmente, manter os mesmos nomes tanto para os arquivos zipados quanto executáveis não me parece boa prática.
Executado, o Extract pede os arquivos de backup (JPA) e o diretorio para onde devem ser extraídos os dados backupeados. Note que o diretório extraído ainda é uma forma de backup, somente descompactado!


Akeeba SiteDiff
Tentando medir as alterações entre versões de backups de um mesmo site.










Tamanho do Arquivo de Backup
Os backups tendem a ficar bem grande, mesmo compactados para JPA ou Zip.

Um problema que eu tive foi o tamanho máximo de arquivo para Upload. Ao carregar o arquivo JPA para o servidor esbarrei neste limite. Duas soluções: Usar o arquivo zip particionado ou expandir o arquivo e enviar os subdiretorios.


Backup antes do Restore
Isso parece estar virando uma paranoia, mas realmente tive problemas ao tentar restaurar um backup Akeeba sobre um servidor que já continha um outro site Joomla. Acho que exagerei pois estava usando a mesma base de dados para conter a  tabelas, com outro prefixo! Alem disso, o site a ser preservado, por algum motivo usava o prefixo bak_??? Melhor fazer um bom backup antes de tentar a restauração.


Nenhum comentário: