terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

./administrator/index.php?option=com_akeeba&view=backup

Ao tentar fazer backup com o Akeeba, sou redirecionado para a página de erro do provedor e nada é feito.

O script de configuração (Configuration Wizard) parece concluir normalmente sem detectar problemas.

Estou seguindo os 7 passos de determinação de problemas básicos,  orientações para tratamento de problemas.  e configurações do lado cliente. Conferi os requisitos de ambiente e realmente parece atender as necessidades do Akeeba.

Em Akeeba Backup:: Control Panel, View Log, Backend, encontrei referencias à mensagem :


Stored Akeeba Factory (backend) not found - hard reset  
O que será que isso significa? É problema? Parece que depois de instalar e configurar, o processo de backup, propriamente dito, pode sofrer com diversas barreiras.

O Lado Cliente
Os recursos do seu desktop podem estar interferindo no processo de backup. Veja uma lista de itens a serem verificados se o seu backup não estiver funcionando. Os problemas vão desde "proteção" do seu anti-virus e firewall, até a configuração de javascript do seu navegador. Alem, de interferências de alguns plugins instalados no site.
Uma primeira alternativa é usar um outro desktop, possivelmente com outro sistema operacional e navegador para ver se funciona.
Outra possibilidade é ativar o Plugin Akeeba Backup Lazy Schedule! Note que neste formato ele não utiliza os recursos do lado cliente rodando somente no servidor. O resultado estará disponível em Administrar Arquivos de Backup.
Bom.... realmente é bem difícil de identificar a corrigir os problemas ocasionados pelas incompatibilidades com a interface do lado Cliente. Ficaria muito feliz em obter mensagens mais esclarecedoras do sistema nestes casos.

O Lado Servidor
Os problemas do lado servidor  também não são poucos. Veja uma lista de itens a serem verificados. Uma primeira fonte de problemas está na autoridade com que o script de backup está rodando. Se ele não tiver os privilégios suficiente para copiar os arquivos e tabelas, o processo terminará com problemas.
Para rodar, o script requer memória de PHP. 32MB é o mínimo requerido e muitos servidores ainda estão com este valor, poucos tem mais do que isso e alguns ainda tem menos que 32MB.
Pensando em backup, temos que admitir a disponibilidade de espaço em disco para a cópia dos dados. Neste caso, isso parece natural, mas deve ser checado pois o arquivo de backup, mesmo comprimido, é bem grande para os padrões de arquivos em servidores.
O Configuration Wizard é realmente uma grande ajuda, mas, se estiver encontrado dificuldades, considere fazer ajustes à configuração proposta! Alguns itens como velocidade do servidor pode pedir ajustes nos time-outs do processamento. Até mesmo padrão do formato do arquivo (JPA) pode ser mudado para ZIP se a hospedagem tiver alguma dificuldade em gerar arquivos JPA.
Neste recurso tão critico como o backup, realmente seria de grande ajuda mensagens mais esclarecedoras nos logs!


Nenhum comentário: